Home / Blog / Guia do Corte a Laser: O Que Você Precisa Saber

Guia do Corte a Laser: O Que Você Precisa Saber

Corte a laser: você já deve ter ouvido falar nessa técnica que vem sendo cada vez mais utilizada na indústria civil. Mas quais são as características e vantagens desse tipo de corte?

 

O processo de corte a laser ocorre em diversos segmentos industriais, justamente por poder ser utilizado em uma série de diferentes materiais. Entre suas principais vantagens, destacam-se a velocidade, a versatilidade e a alta precisão.

 

Fisicamente, o corte a laser ocorre através da separação térmica. O material a ser cortado, quando atingido pelo laser, tem sua temperatura elevada ao ponto de derreter. Após ser atravessado totalmente pelo laser, inicia-se o corte. Esse corte segue uma geometria previamente definida. Dependendo da aplicação, alguns gases gerados no processo podem até mesmo beneficiar o resultado final.

 

 

A variedade de materiais (tanto orgânicos quanto inorgânicos) é outro diferencial. O corte a laser é um processo de separação que dispensa o pós-processamento em muitos casos.

 

O laser também é capaz de selar as bordas de tecidos sintéticos ou carpetes - o que evita o desfiamento dos mesmos. Isso evita a necessidade de procedimentos de pós-processamento, como selamento mecânico ou lixamento, dependendo do tipo de material processado.

 

O corte resultante é pouco maior que o feixe de laser em si, o que permite cortar qualquer geometria com alta precisão. Além disso, as câmeras integradas podem criar marcas de registro e compensar automaticamente a espessura de corte – mesmo se a arte original perder o alinhamento, se virar ou ficar distorcida.

 

Outro diferencial se dá no maquinário utilizado para realizar os cortes a laser, já que estas sofrem pouco ou nenhum desgaste, diferentemente do que ocorre em outras tecnologias de corte.

Compartilhe: twitter whatsApp
Tags: Metal, Bobinha, Aço, Carbono, Gás, Plasma